quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quaresma entrevistado pelo Maisfutebol/TVI



Ver Video Entrevista


«O que perspectiva para esta época?
«O que mais quero é voltar a trabalhar o mais rápido possível. Estou bem e tudo o que se passou ficou para trás. Deu-me mais força, para este ano, e mais vontade de querer voltar e mostrar que não sou um jogador para actuar apenas em Portugal, como várias pessoas disseram. Não estou habituado a fazer más épocas. Este ano é para fazer uma grande época.»

Depois de Barcelona, Inter e Chelsea, acredita então que este será o ano de Quaresma no futebol estrangeiro?
«Não tenho quaisquer dúvidas. Sei o que vou fazer e o que me espera. Estou de férias, mas já comecei a preparar-me. O que mais quero é demonstrar que tenho valor para jogar no Inter.»

Como é que é feita essa preparação durante as férias?
«Todos os dias faço trabalho no ginásio, corro e tenho cuidado com a minha alimentação. Mas o trabalho mais importante é feito a nível psicológico. Já esqueci o mau momento passado na época anterior. Sinto que me deu mais força e me fez crescer como homem. Fez com que passasse a olhar para a vida de maneira diferente. Saí do F.C. Porto como um ídolo, como uma referência, e estava habituado a ser o centro das atenções. Depois passei pelas dificuldades que passei no Inter... Vamos crescendo com estas experiências. Por um lado é bom. Por vezes, é bom passarmos por estes momentos para vermos o que é a vida. Neste momento estou muito bem psicologicamente e cheio de vontade de voltar a trabalhar.»

Pode ser um relançar da sua carreira?
«Neste momento é, porque, se formos a ver, vai ser começar do zero. Vou ter de conquistar a confiança dos adeptos e de todas as pessoas que me levaram para o Inter - neste caso, falo do treinador e do presidente, que foram as pessoas que mais lutaram para que pudesse ser do clube. Tenho de retribuir com boas exibições e ajudar a equipa a ganhar títulos, que é o mais importante para um clube. Em termos pessoais, o que mais quero é ganhar um lugar na equipa e voltar à normalidade.»

Como costuma dizer-se, foi dar um passo atrás para dar dois à frente?
«Exactamente. Neste momento vou começar do zero, porque a época passada é para esquecer. Vou ter de voltar a ganhar a confiança do treinador, dos adeptos, do presidente e de todos os que envolvem o Inter. Será como começar do zero e estou preparado para isso.»

Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo formaram-se no Sporting e cruzaram-se em Alvalade. Em entrevista ao Maisfutebol/TVI, o extremo mostra-se satisfeito com o facto de o jogador mais caro do mundo ser internacional luso. O jogador do Inter não acredita que o seu companheiro de selecção vá ceder perante a pressão.

Como é que vê a transferência milionária de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid?
«Falando não como jogador mas como português e apaixonado pelo futebol, é um orgulho ver que existe um jogador português tão caro. A única coisa que desejo é que o Ronaldo possa fazer no Real o que fez no Manchester United. Já demonstrou que tem qualidade para isso. Penso que não vai ter dificuldade em jogar no Real.»

A mudança de futebol e a «falta de protecção» que tinha no ManUtd não poderão fazer diferença na hora de triunfar em Espanha?
«Acho que não, porque o Ronaldo já atingiu um patamar que poucos jogadores conseguem atingir. A pressão já não lhe faz diferença. Acho que não terá dificuldades em adaptar-se ao futebol espanhol. Vai para um grande clube e terá grandes jogadores ao seu lado e, quando se joga ao lado de grandes futebolistas, as coisas tornam-se mais fáceis.»

Disse que gostaria de conquistar a Liga dos Campeões. Como seria conquistá-la frente a um Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo? O Inter pode alcançar esse objectivo?
«Claro que pode. O Inter também é um grande clube e tem grandes jogadores. Qualquer um de nós gosta de estar nos grandes jogos e defrontar grandes jogadores. A motivação é outra. Era muito bom poder ganhar a Liga dos Campeões frente a um Real Madrid, um Barcelona, um ManUtd... Gostava de jogar contra o Real Madrid.»

E ganhar...
«Claro! Para perder fico em casa. [risos]»

Estava à espera que o F.C. Porto voltasse a ser campeão?
«Sinceramente, houve uma fase em que pensei que o Sporting poderia ser campeão. Mas o F.C. Porto é um clube que não baixa os braços e que está habituado a vencer. A verdade é que foi mais forte que o Benfica e que o Sporting. Temos de dar os parabéns ao F.C. Porto, fiquei feliz por ter sido campeão. Nunca escondi que tenho um carinho enorme pelo Sporting e pelo F.C. Porto, logo fico feliz se qualquer um deles for campeão.»

Olhando para a preparação da nova época, como antecipa o campeonato português?
«Vai ser competitivo. Já este ano o foi, não existiu tanta diferença de pontos quanto em outros anos. Penso que os três grandes estão a reforçar-se muito bem e desejo a maior sorte do mundo para os três.»

Se quiserem ver a entrevista completa cliquem nos artigos relacionados.

Fonte: http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/quaresma-inter-mourinho-chelsea-maisfutebol/1073097-4062.html

Sem comentários: