quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Liga Europa - Besiktas assume primeiro lugar com vitória sobre o Stoke City (3-1)


Quaresma não jogou por estar lesionado. "Apitou-se para o intervalo e a injustiça do encontro espelhava-se na cara dos jogadores do Besiktas, que perdiam, após uma primeira parte em que dominaram o jogo. Mas no final foram os turcos a sorrir, muito por culpa de Manuel Fernandes, que inaugurou o marcador para o Besiktas e fez um grande jogo no Inonu. Com a vitória por 3-1, a equipa de Carlos Carvalhal consegue o primeiro lugar do Grupo E, com o Stoke a seguir com eles para os dezasseis-avos-de-final. O jogo todo teve o domínio dos pupilos de Carvalhal, que fizeram uma excelente exibição frente aos seus adeptos. Numa altura em que a pressão turca era grande sobre o Stoke, era o guardião Begovic (lembra-se dele na baliza da Bósnia contra Portugal?) a manter a baliza impenetrável, com grandes defesas a remate de Holosko, Hugo Almeida, Fabian Ernst e Manuel Fernandes. A pressão começava a tomar conta do Besiktas, além disso o Dínamo de Kiev já vencia o Maccabi Tel-Aviv por 2-0. Numa jogada solitária na primeira parte, o Stoke ia chegando à vantagem, contra a corrente do jogo, mas Jerome não conseguiu bater Rustu. Momentos depois, com Pennant a entrar para o lugar de Wilkinson (lesionado), Ricardo Fuller consegue tirar um golo da cartola, com o remate de fora da área a desviar num defesa do Besiktas e a sobrevoar Rustu para dentro da baliza. Na segunda parte o Besiktas entrou com a mesma atitude, com Carvalhal a fazer entrar Pektemek, jogador que viria a ser decisivo, para o lugar de Holosko. Aos 57 minutos, o momento que mudou o jogo. Manuel Fernandes desmarcou Hugo Almeida que, frente a Begovic, foi rasteirado por Upson. Penalty, cartão vermelho para Upson. Manuel Fernandes não vacilou frente à baliza e fez o empate.
Com menos um jogador, o Stoke resignou-se a defender e a manter o empate que daria vantagem nas contas finais do grupo. Entretanto em Kiev, o Maccabi empatava o jogo a dois golos e o Dínamo já tinha dois jogadores expulsos. Tudo mais fácil para os turcos.
Dez minutos antes do jogo, Manuel Fernandes ameaçou as redes de Begovic com um pontapé-de-moinho travado em grande estilo pelo bósnio. Até que aos 74 minutos, o jovem de 23 anos Pektemek, deu um golpe de cabeça na bola vinda de canto e virou o jogo para o Besiktas. O ex-jogador do Gençlerbirligi colocava justiça no marcador. Até ao fim do jogo continuou o domínio dos turcos e Edu, que entrou para o lugar de Hugo Almeida, ainda atirou forte da esquerda para a baliza dos Potters, fazendo o 3-1 final.Ainda houve tempo para a entrada de Júlio Alves, irmão de Bruno Alves, que substituiu Uysal. O Besiktas termina o Grupo E com 12 pontos, enquanto o Stoke passa à próxima fase com 11. Dínamo de Kiev e Maccabi Telavive estão fora das competições europeias."

Sem comentários: