quarta-feira, 4 de abril de 2012

Carlos Carvalhal deixa Besiktas

O português Carlos Carvalhal já não é treinador do Besiktas, anunciou o clube turco, que mudou recentemente de direcção. Carlos Carvalhal despediu-se do plantel do Besiktas e agradeceu o apoio que teve durante a passagem pelo emblema turco. "Houve dificuldades desde o início da época, mas os nossos jogadores foram sempre dedicados. Por um lado, estou triste por deixar a equipa, mas por outro estou orgulhoso e feliz", admitiu o treinador português, que deixou a equipa no quarto posto, que possibilita a discussão do título nacional. Carlos Carvalhal esteve reunido com a nova Direção, que prescindiu dos seus serviços, mas ouviu elogios de Tamir Kiran, um dos novos dirigentes. "Carvalhal deu muito ao Besiktas com o seu futebol e personalidade. No futebol, para criar energia por vezes é preciso novo sangue", disse Tamir Kiran. Já Carvalhal acredita que Tayfur Havutçu - que substituiu de forma interina no início da época - terá êxito: "O Tayfur e a Direção vão fazer tudo para levar a equipa ao sucesso. Desejo-lhes muita sorte."

Teoria da conspiração (ou não), a imprensa turca de hoje, em concreto o jornal Hurriyet, dá conta da forte possibilidade de ter havido uma espécie de golpe de estado no Besiktas. Isto para explicar o timming da saída de Carlos Carvalhal. E as razões, algumas obscuras, que terão estado por detrás da decisão da nova direção em prescindir dos serviços do técnico português.
Como cabeça do polvo surge o nome de Tayfur Havutçu, o substituto de Carvalhal no comando técnico da equipa. Será, no entanto, necessário recuar um pouco, alguns meses, e recordar o que se passou no verão. Detido no início da temporada no âmbito de uma investigação sobre manipulação de resultados na 1.ª Divisão, Tayfur Havutçu seria substituído no comando do clube de Istambul por Carlos Carvalhal, inicialmente contratado para o cargo de diretor desportivo. Detido preventivamente desde julho e posteriormente liberto em dezembro, Tayfur Havutçu regressaria ao Besiktas no final do ano para exercer as funções que Carlos Carvalhal quase não chegou a desempenhar, já se percebeu, as de diretor desportivo. E o que o escreve a edição de hoje do Hurriyet é que coincidência, ou talvez não, a verdade é que desde que o treinador turco regressou ao clube, os desempenhos do Besiktas caíram a pique, bastando, para tal, olhar para os resultados no campeonato desde dezembro: 16 jogos, 6 vitórias, três empates e sete derrotas – às quais se juntam ainda a eliminação da Taça da Turquia e da Liga Europa. A publicação deixa ainda no ar a hipótese de Tayfur Havutçu ter minado, pacientemente, o balneário, precipitando, logicamente, a saída de Carlos Carvalhal. Teoria da conspiração?

Sem comentários: