domingo, 12 de janeiro de 2014

Porto perde 2-0 com Benfica - Quaresma Suplente Utilizado

Na 15ª e última jornada da primeira volta do campeonato português o Porto foi à luz perder com o Benfica por 2-0. Quaresma entrou aos 54 minutos para o lugar de Licá, nessa altura os dragões já estavam a perder por 2-0. Aos 58 minutos levou cartão amarelo após entrada sobre Matic.

Classificação Final Primeira Volta:

O Porto está neste momento em 3º lugar a dois pontos do Sporting e a três do Benfica:



Critica do jogo:

«Logo na primeira jornada da I Liga em 2014 houve 'clássico' na Luz, no qual havia liderança à vista para as duas equipas. O Benfica ganhou ao FC Porto por 2-0, neste domingo, e ocupa o primeiro lugar no campeonato, isolado. Ainda com o falecimento de Eusébio na memória recente, o Benfica apresentou-se com 11 "Eusébios": todos os jogadores da equipa da casa apresentaram-se com o nome Eusébio nas costas.
Agitação não faltou nos primeiros minutos. A bola rondava mais a área de Helton, demonstrando um Benfica com intenção de marcar cedo - e o guarda-redes portista quase ajudava, num passe errado que Rodrigo não aproveitou; mas também Jackson esteve muito perto de encostar, no outro lado. 12 minutos, 1-0: Marković acelerou pelo meio, isolou Rodrigo numa bela assistência e o avançado disparou para o golo inaugural.
E a agitação junto das balizas ficou-se por aí, na maioria da primeira parte. Houve ainda um lance dividido entre Gaitán e Helton, do qual o brasileiro saiu melhor, mas não voltaram a surgir situações de golo até ao período de compensação. O Benfica controlava o encontro, parecia mais tranquilo e ao FC Porto faltavam ideias e argumentos para criar espaços e incomodar Oblak; só nos descontos, mais uma vez por Jackson, os visitantes quase empatavam, numa falha incrível do colombiano, já dentro da pequena área. E assim um conjunto lisboeta eficaz, logo na fase inicial, chegou ao intervalo em gestão. E em vantagem.
Penálti por marcar, golo e expulsão - No início do segundo tempo voltaram a surgir motivos para animar os adeptos. Primeiro os do FC Porto, que viram Oblak segurar um livre perigoso de Carlos Eduardo; logo a seguir Marković obrigou Helton a bela defesa. E dois minutos depois deveria ter sido grande penalidade para o Benfica, por mão de Mangala na bola - Artur Soares Dias, mesmo em frente ao francês e a poucos metros de distância, nada assinalou. Mesmo assim os jogadores do Benfica pouco se incomodaram já que, na sequência do lance, o pontapé de canto terminou com cabeceamento de Garay, que apontou o 2-0.
Estava "quente" o jogo, após o intervalo. Jackson atingiu Maxi no peito, com a mão, viu o cartão amarelo quando se pedia vermelho do lado encarnado. Artur Soares Dias, que passou a ser o protagonista nesta fase, errou novamente na jogada seguinte, ao assinalar falta sobre o regressado Quaresma quando o FC Porto continuou com a bola e seguia para oportunidade de golo. Depois surgiram queixas quando Jackson atingiu Oblak, pedindo-se novo amarelo. Muita discussão, jogadores exaltados como é habitual nestes duelos. Enquanto a qualidade não abundava.
Assim continuou até ao final. Num jogo longe de ser de alto nível, o FC Porto manteve-se longe da baliza contrária e ainda ficou reduzido a 10 jogadores - nova decisão polémica de Soares Dias, a um quarto de hora do final, quando Danilo deixou-se cair após encosto de Garay, viu o cartão amarelo pela segunda vez e foi expulso. O Benfica não foi propriamente o melhor da época, mas atacou mais, foi eficaz o suficiente e controlou quando teve de controlar. Resultado justo e liderança para a turma de Jorge Jesus, com mais dois pontos do que o Sporting e mais um do que o FC Porto, que agora é terceiro classificado.
Como nota final, Soares Dias ainda fez questão de voltar a ser protagonista com uma decisão de bola ao ar que poucos entenderam (ou ninguém entendeu), num lance dividido entre Mangala e Enzo.
Equipas iniciais
Benfica:
Oblak
Maxi, Garay (Jardel), Luisão, Siqueira
Marković, Matić, Enzo, Gaitán
Rodrigo (Ruben Amorim), Lima
FC Porto:
Helton
Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro
Fernando, Lucho (Josué), Carlos Eduardo
Varela, Jackson, Licá (Quaresma)
Golos: Rodrigo (12'), Garay (52')»

Sem comentários: